Corbélia, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

17/04/2021 | Concebido por Goioerê

IAT capacita servidores do Estado e de municípios para o sistema CEUC

IAT capacita servidores do Estado e de municípios para o sistema CEUC

Participaram 132 funcionários do Estado e de 96 municípios. Eles foram capacitados para operar o sistema Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas. Informações ajudarão no planejamento de ações e gestão destas unidades.

Representantes de 96 municípios paranaenses participaram de capacitação sobre o sistema de Cadastro Estadual de Unidades de Conservação e Áreas Protegidas (CEUC). Ao todo 132 funcionários participaram das capacitações.

O treinamento foi promovido pelo Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com a Escola de Governo. Foram duas etapas, a primeira turma no dia 18 de março e a segunda nesta quinta-feira (15).

O IAT é um órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. “As informações irão auxiliar no planejamento de ações e gestão destas unidades, além de contribuir para projetos de conservação como o ICMS Ecológico e Pagamento por Serviços Ambientais, por exemplo”, explica a gerente de Gestão da Biodiversidade do IAT, Patricia Calderari.

O CEUC tem como objetivo construir um banco de dados oficial das Unidades de Conservação públicas e privadas do Paraná, nas esferas municipal, estadual e federal. O sistema CEUC é a ferramenta onde as Unidades de Conservação existentes no Estado serão cadastradas pelos municípios e pelo IAT.

PROGRAMAS - O IAT estimula as ações municipais de desenvolvimento sustentável por meio de programas ambientais, como o ICMS Ecológico, o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a gestão de Áreas Protegidas.

O ICMS Ecológico é um instrumento de política pública que trata do repasse de recursos financeiros aos municípios que abrigam em seus territórios Unidades de Conservação ou mananciais para abastecimento de municípios vizinhos.

Já o PSA são os incentivos financeiros para os proprietários de terras que possuem remanescentes de vegetação nativa em bom estado de conservação e que, portanto, promovem serviços ambientais de conservação do meio ambiente à sociedade.

CEUC - As Unidades de Conservação devem ser cadastradas pelo site www.ceuc.iat.pr.gov.br/. Para municípios que recebem o ICMS Ecológico por Biodiversidade, o prazo para realizar o cadastro é até o dia 15 de junho.

Os municípios devem cadastrar as Unidades de Conservação Municipais e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural existentes em seu território. O IAT irá cadastrar as Unidades de Conservação Estaduais e Federais.

Devem ser cadastradas informações sobre gestão, documentação, georreferenciamento, fatores bióticos, programas e atividades desenvolvidas, dentre outras informações sobre as Unidades de Conservação.

A capacitação está disponível no Portal Sedest no Youtube e também será disponibilizada na Escola de Gestão.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal