Corbélia, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Corbélia

28/02/2018

Movimento pela isenção do pedágio sai fortalecido em audiência pública

Movimento pela isenção do pedágio sai fortalecido em audiência pública

Representantes da sociedade civil, da Câmara de Vereadores e da Prefeitura de Corbélia oficializaram uma união em favor da isenção da tarifa do pedágio para os moradores do município. Este foi um dos resultados da audiência pública, promovida pelo deputado Marcio Pacheco (PPL) na Câmara Municipal, que ficou marcada pela presença maciça da população que lotou o plenário e muitas pessoas tiveram que acompanhar as discussões pelo lado de fora.

O evento ocorreu na última sexta-feira à noite e reuniu líderes políticos, empresariais e moradores de Corbélia, que lutam pela taxa zero do pedágio. De acordo com as lideranças, a instalação da praça de pedágio na BR-369 dividiu o município, em especial os distritos de Penha e Ouro Verde do Piquiri.

O trecho é administrado pela Viapar e o custo da tarifa para um veículo de passeio, por exemplo, é de R$ 13,40. Integrante da Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio no Paraná na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), o deputado Marcio Pacheco foi convidado pelas lideranças municipais para debater assunto.

Para ele, a audiência pública serviu para definir os primeiros passos na luta em favor da tarifa zero do pedágio. “Sabemos que se trata de um tema muito complexo e difícil de ser resolvido, mas vamos nos engajar também nessa luta e se somar aos moradores em favor dessa reivindicação que é muito justa”, afirma Pacheco.

Um dos líderes do movimento, o professor André Boniatti, diz que a união da população com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário é fundamental para a conquista da taxa zero. “A audiência pública foi um sucesso por conta da participação expressiva dos moradores e dos representantes da sociedade organizada e dos poderes constituídos. Isso vai dar mais força para o nosso movimento conquistar o nosso objetivo”, destaca Boniatti.

Dentre os assuntos debatidos durante a reunião estão a implantação de uma estrada rural alternativa ao pedágio para uso dos moradores, a legalidade de impetrar uma ação para garantir a tarifa zero e a criação de uma comissão para negociar a tarifa com a Viapar.

A promotora de Justiça, Claudia Tonetti Biazus, fez uma explanação sobre a abertura de uma estrada rural de passagem para os moradores. Para ela, a via alternativa depende de um acordo entre as partes envolvidas, mas alertou sobre a necessidade de manutenção e segurança da estrada por parte do município.

Já o prefeito também elogiou a iniciativa dos moradores. “Saímos da audiência mais fortes para conquistar a isenção da tarifa do pedágio graças a união da população”, diz o prefeito, que se comprometeu a agendar uma reunião com a direção da concessionaria.

O deputado Marcio Pacheco vai encaminhar ofícios a Viapar e ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem) informando sobre os resultados da audiência pública. “Queremos, de fato, que a concessionária e o DER deem uma resposta favorável ao pleito de Corbélia”, diz o deputado.

Participantes

Além do deputado Marcio Pacheco que presidiu os trabalhos, o encontro teve a participação do prefeito Giovani Miguel Wolf Hnatuw (PMDB), do deputado estadual Ademir Bier (PMDB), que é presidente da Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio, dos vereadores Paulo Cardoso (PMDB), presidente do Legislativo Municipal, Eli Stefanello (PP), Ivan Bontempo (PSD), Luiz Carlos Sturmer (PSDB), Odar Pasetti (PSL), Juliano Schimidt (PSC) e Valdir Cordeiro (PMDB), da promotora de Justiça, Claudia Tonetti Biazus, do representante do Governo do Estado e ex-prefeito, Eliezer Fontana e da representante da população, a diretora e professora Eliane do Carmo.

 

Frota

Até dezembro de 2017, a frota de veículos de Corbélia era de 11.764, sendo que, deste total, 5.895 carros, 841 caminhões, 257 tratores, 1.561 caminhonetes, 1.564 motocicletas...

Até o ano passado, a população do município era de 17.123, sendo que aproximadamente 3 mil residem na zona rural.

 

PUBLICIDADE

Fonte: CORBÉLIA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA DEP. MÁRCIO PACHECO

Movimento pela isenção do pedágio sai fortalecido em audiência pública
Movimento pela isenção do pedágio sai fortalecido em audiência pública

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal