Corbélia, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Celebridades

05/09/2018 | Concebido por Goioerê

Beatriz Segall morre aos 92 anos em São Paulo

Beatriz Segall morre aos 92 anos em São Paulo

Beatriz Segall morreu na tarde desta quarta-feira, 05, em São Paulo, no Hospital Albert Einstein. A atriz, de 92 anos, estava internada em estado grave, após enfrentar uma pneumonia recentemente e sofrer uma queda em seu apartamento. 

Em 2015, ela sofreu uma lesão no braço, depois de cair no palco durante a apresentação da peça "Nine - Um Musical Feliniano", em São Paulo. Na ocasião, ela foi submetida a uma cirurgia no membro direito e teve que ser substituída no espetáculo.

A última participação da atriz na televisão foi na série Os Experientes, também em 2015. No  Atualmente, a novela Vale Tudo está sendo reexibida pelo Canal Viva, em comemoração aos 30 anos de seu lançamento. A obra é uma das mais marcantes da carreira da atriz, eternizada no papel da vilã Odete Roitman.

Em julho de 2013, às vésperas de completar 87 anos, a atriz levou um tombo ao tropeçar em pedras portuguesas soltas em uma calçada da Gávea, na Zona Sul do Rio, e feriu o rosto, ficando com um grande hematoma. Ela não sofreu fraturas, mas ficou com o rosto roxo e inchado.

TRAJETÓRIA
Filha de professores, Beatriz de Toledo Segall nasceu em 25 de julho de 1926, no bairro de São Cristóvão, no Rio. Seu pai foi dono de escola. Naturalmente, ela estudou para ser professora. Mas foi apresentada ao teatro. Sua primeira peça foi um exercício de língua, na Aliança Francesa, quando viveu Cathos, em As Preciosas Ridículas, de Molière. Depois fez um filme, A Beleza do Diabo, e decidiu que seria atriz. Matriculou-se no curso do Serviço Nacional de Teatro e iniciou sua carreira.

Um de seus primeiros trabalhos, semiamador, foi com Fernanda Montenegro e Nicette Bruno, atrizes que também estavam começando sua carreira. Foi convidada a entrar na Companhia dos Artistas Unidos, chefiada por Henriette Morineau, e acabou indo morar na França para estudar teatro e literatura. Na volta ao Brasil, casou-se com Maurício Segall, filho do pintor Lasar Segall, com quem teve três filhos: SérgioMário e Paulo.

Teve seu primeiro contato com a televisão no início dos anos 1950 na TV Tupi. Na mesma época, recuperou o Teatro São Pedro, em São Paulo, com o marido, e o administrou até 1974. Também se dedicou ao cinema, atuando em alguns longas, como Cléo e Daniel (1970), de Roberto Freire, e À Flor da Pele (1976) e O Cortiço(1978), de Francisco Ramalho.

Estreou na Globo em 1978, como a ambiciosa Celina em Dancin’ Days, de Gilberto Braga. O papel agradou ao grande público e, no ano seguinte, atuou em Pai Herói, de Janete Clair, como  a vilã Norah. Em 1980, foi convidada para uma nova parceria com Gilberto Braga, desta vez interpretando mais uma vilã, Lourdes Mesquita, em Água Viva.

Contratada pela TV Bandeirantes, atuou nas novelas Os Adolescentes, de Ivani Ribeiro, e Ninho da Serpente, de Jorge Andrade. Também participou do premiado filme Pixote, a Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco. Retornou à Globo em 1982, para atuar em Sol de Verão, de Manoel Carlos, depois em Champagne, de Cassiano Gabus Mendes.

Deixou a Globo novamente para atuar em Carmem, escrita por Gloria Perez, na TV Manchete, mas voltou à emissora em 1988, para encarnar uma das personagens mais marcantes da história da TV: Odete Roitman, em Vale Tudo, sua terceira novela com Gilberto Braga, que imortalizou o o jargão "quem matou Odete Roitman?" (referindo-se ao assassinato da personagem).

Na Globo ainda atuou na minissérie A, E, I, O… Urca, e na novela Barriga de Aluguel, em 1990; na novela De Corpo e Alma (1992); na novela Sonho Meu, em 1993; em Anjo Mau, em 1997; em O Clone, em 2001, e em Esperança, em 2002.

Em 2006, aceitou o convite da Record para integrar o elenco da novela Bicho do Mato, onde viveu a antagonista Bárbara. Em 2011, a convite de Aguinaldo Silva, voltou à Globo para interpretar a vilã Maria Beatriz na 1ª temporada da série Lara com Z. Em 2012 atuou na novela Lado a Lado, interpretando a personagem Madame Besançon. 

A última participação da atriz na TV foi na série Os Experientes, em 2015. A novelaVale Tudo está sendo reexibida pelo Canal Viva, em comemoração aos 30 anos de seu lançamento.


 

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | QUEM

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal