Corbélia, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Eventos

04/06/2019 | Concebido por Goioerê

Câmara de Goioerê aprova Título de Mérito Policial para o Capitão da Polícia Militar, Renato M. E. Santo

Câmara de Goioerê aprova Título de Mérito Policial para o Capitão da Polícia Militar, Renato M. E. Santo

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Goioerê desta segunda-feira, 03, os vereadores votaram a favor da homenagem proposta pelo vereador José Joaquim Soares ao Capitão da Polícia Militar Renato Moreira do Espírito Santo, concedendo-lhe o "Título de Mérito Policial" pelo seu brilhante desempenho à frente da 2ª Companhia da Polícia Militar em Goioerê.

De acordo com o vereador José Soares a atuação do policial no município de Goioerê melhorou notavelmente a segurança de toda região, em comparação ao trimestre que o capitão assumiu e atualmente, houve uma queda de 57% nos roubos, na área que o batalhão atua, e só em Goioerê a queda foi de 65%, além disso, furtos ou roubos de veículos indicam uma redução de 71%. Dados importantes que mostram o quanto o trabalho desempenhado pelos profissionais da segurança está sendo eficaz.

 

Curriculum do Hmenageado

O homenageado, com 39 anos, nascido na cidade do Rio de Janeiro – RJ, mudou-se com os pais, Ronaldo Barros do Espírito Santos (Médico) e Jurema Maria Moreira (Professora Aposentada), para a região de Toledo quando ainda jovem.

No ano de 1998, prestou concurso na Universidade Federal do Paraná – UFPR, para compor o quadro de Policiais, sendo aprovado em todas as fases. Em 1999, ingressou na academia onde permaneceu por três anos, sendo promovido à Aspirante, no ano de 2001.

Em 2003, foi promovido à 2ª Tenente e em 2010 chegou a ocupar o posto de 1º Tenente. Vale destacar que durante o período nessa função, também exerceu o Comando da 5ª Regional de Cascavel.

No ano de 2017, mesmo ano que foi promovido a Capitão, assumiu o comando da 2ª Companhia do 7º Batalhão da Polícia Militar, em Goioerê, onde mesmo antes de tomar posse oficialmente, fixou residência no município, juntamente com sua esposa, Raphaely Espirito Santo e seus dois filhos. Atualmente é responsável pela Companhia que administra os trabalhos da Polícia Militar em Goioerê, Moreira Sales, Rancho Alegre D’Oeste, Quarto Centenário e Mariluz.

Dentro da Polícia Militar do Paraná, participou de diversos cursos de especialização, dentre eles: Policiamento Montado, Polícia Judiciária Militar e o de Intervenção e Gerenciamento de Crises, utilizado inclusive no auxílio do fechamento da Rebelião do dia 06 de Março de 2018, na Cadeia Pública de Goioerê, que durou cerca de 10 horas.

Das honrarias recebidas pelo Capitão Renato, constam em seu currículo da Polícia Militar: Medalha Bronze, por 10 anos sem nenhuma punição disciplinar; Medalha Prata, por 20 anos sem nenhuma punição disciplinar; e Medalha de Sangue, que é conferida ao militar que durante o cumprimento de uma missão policial tenha ficado ferido gravemente, o que tenha impossibilitado a realização de suas atividades por mais de trinta dias. No caso do Capitão Renato, ficou impossibilitado de exercer seu trabalho por cerca de quarenta dias, após um ferimento em decorrência de um atendimento no Município de Prudentópolis-PR, no ano de 2009.

Quando atuou na região de Toledo, o Capitão Renato recebeu da Câmara Municipal daquela localidade, uma homenagem pela mobilização e liderança em prol da maior apreensão de drogas de todos os tempos na municipalidade. Também foi condecorado com Menção Honrosa da Assembleia legislativa do Paraná, pelos relevantes serviços prestados à segurança pública do estado e com o Título de Honra ao Mérito, durante cerimônia do 68º Aniversário do Parque Nacional do Iguaçu, por compor a equipe que trabalhou incessantemente durante 10 dias para conter o maior incêndio já registrado naquela localidade.

Além do Curso de Formação da Polícia Militar pela UFPR, também possui as graduações de Bacharel em Direito, pela Universidade Paranaense – UNIPAR, e Bacharel em Teologia, pela Faculdade Teológica Peniel – FATEP. Detém também os certificados de Pós Graduação em Direito Penal Militar e de Administração Pública.

A honraria ao Capitão Renato Moreira do Espírito Santo será concedida no dia 27 de junho, na Câmara Municipal de Goioerê.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | JAIRO TOMAZELLI

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal