Corbélia, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

28/01/2020 | Concebido por Goioerê

Crea-PR realiza fiscalização preventiva na estrutura do 32º Show Rural

Crea-PR realiza fiscalização preventiva na estrutura do  32º Show Rural

Nesta quinta-feira, 30, às 15h, fiscais e inspetores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) realizam uma fiscalização de prevenção na estrutura da 32ª edição do Show Rural, que acontece entre os próximos dias 3 e 7 de fevereiro, no parque tecnológico Coopavel, em Cascavel.

De acordo com o Gerente Regional do Crea-PR em Cascavel, Geraldo Canci, a fiscalização tem como objetivo verificar se os profissionais envolvidos no maior evento das américas do Sul e Central, do agronegócio brasileiro, estão habilitados e possuem Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs). “Em um evento dessa magnitude, que na última edição reuniu 300 mil pessoas em cinco dias, é importante verificarmos se os profissionais envolvidos na montagem da feira estão habilitados para executar os serviços. E nós sempre tivemos uma boa parceria com a feira, por meio de ações fiscalizatórias”, afirma Canci.

Neste ano serão 650 expositores em 2,8 mil metros quadrados. Somente a cobertura das ruas que cortam o parque totaliza 15 quilômetros, entretanto, isso não impedirá os fiscais de verificarem toda a estrutura do parque. “A fiscalização preventiva tem como objetivo principalverificar se os serviços de Engenharia, que se situamno parque, estão sendo projetados e acompanhados por empresas e por profissionais com registros no Crea-PR e se possuem atribuições para o desempenho das atividades. Também será verificada a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) emitida pelo profissional dos serviços de sua responsabilidade”, explica Canci.

A presença de profissionais habilitados na montagem e estrutura dos estandes, na instalação de aparelhos de ar-condicionado,além de outros sistemas elétricos temporários e nos projetos de prevenção contra incêndios, serão observados, como explica o inspetor do Crea-PR, Engenheiro Eletricista Renato Sakamoto. “As instalações elétricas são altamente perigosas e podem provocar graves acidentes quando mal dimensionadas. Sempre que falamos em instalações elétricas existem muitos riscos, até mesmo em pequenas e temporárias como no Show Rural. Se feitas de maneira incorreta, podem causar danos a algum equipamento ou até mesmo às pessoas. Por isso existem regras rígidas para a elaboração e execução de projetos elétricos”, afirma Sakamoto.

Segundo o Engenheiro Eletricista,o profissional habilitado irá projetar, avaliar os riscos e também fará a instalação de forma segura. “O Crea-PR sempre ressalta a importância de um profissional responsável pela instalação elétrica, sendo ela de pequeno ou grande porte ou até mesmo para uma instalação temporária”.

A instalação de geradores, a iluminação e sonorização, torres temporárias de internet e rádio e o controle de materiais, são serviços que exigem a presença de um responsável técnico habilitado pelo Conselho. De acordo com o Engenheiro Mecânico e inspetor do Crea-PR, RobersonParizotto, a falta deles no acompanhamento das atividades executadas, podem ocasionar riscos à população. Por isso os fiscais e inspetores do Crea-PR irão verificar também se as instalações possuem as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), “para assegurar que os serviços prestados sejam realizados por profissionais habilitados pelo Crea-PR e que as empresas estão registradas dentro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia”, concluiParizotto.

Caso irregularidades sejam encontradas, os responsáveis serão notificados para a que providenciem a regularização dos serviços.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Cidade Portal pelo WhatsApp (44) 99979-8991 ou entre em contato pelo (44) 3838-7475

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | Crea-PR

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal