Corbélia, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

29/09/2020 | Concebido por Goioerê

Sesi vai atender empresas de todo o Paraná, realizando mamografias e orientando trabalhadoras das indústrias

Sesi vai atender empresas de todo o Paraná, realizando mamografias e orientando trabalhadoras das indústrias

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa é de que sejam registrados 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2020, representando 29,7% dos casos de câncer em mulheres neste ano. Desta forma, torna-se ainda mais importante o trabalho preventivo e de conscientização realizado anualmente durante o Outubro Rosa. Com ações voltadas à prevenção do câncer ao longo de todo o ano, o Programa Sesi Cuide-se+ também intensifica suas atividades neste mês, para contribuir com a campanha. Neste ano, as três unidades móveis do Sesi no Paraná devem atender pelo menos dez empresas em 12 municípios do Estado, realizando exames de mamografia e prestando orientações às trabalhadoras dessas indústrias. 

“O diagnóstico precoce do câncer de mama aumenta as chances de cura. Com isso, ao disponibilizar a mamografia para suas colaboradoras, por meio do Programa Sesi Cuide-se+, as indústrias estão contribuindo com a qualidade de vida de seus funcionários. Neste momento de pandemia, as ações do Sesi são fundamentais, porque facilitam o acesso a exames, sem a necessidade de deslocamento das mulheres a hospitais, laboratórios e outras unidades de saúde, o que tem sido motivo de apreensão devido à possibilidade de contágio da COVID-19”, explica Maria Cristhina de S. Rocha, gerente executiva de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep. 

Para garantir a segurança de seus colaboradores e também das mulheres que vão fazer o exame nas unidades móveis, o Sesi adotou todos os protocolos de saúde indicados pelas autoridades sanitárias. Alguns deles são a redução do número de atendimentos para ter um intervalo maior entre uma paciente e outra para a devida higienização do local, além da disponibilização de álcool gel e obrigatoriedade do uso de máscara no local. Para este ano, além dos atendimentos nas unidades móveis, a equipe do Sesi está trabalhando com uma campanha para conscientização da população com a disponibilização de palestras online, considerando a necessidade de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. 

Criado em 2014, o eixo de prevenção ao câncer do Programa Sesi Cuide-se+ realiza diversas ações ao longo de todo o ano, não apenas em relação ao câncer de mama, mas também colo de útero, próstata e pele. Com isso, o programa também oferece, além da mamografia, exames como papanicolau, PSA e análise de lesões de pele pré-existentes. Somente em 2019, o programa atendeu 120 empresas em 54 municípios do Paraná. Ao todo, 22.891 trabalhadores foram impactados pelo programa, sendo 54% mulheres, e 31.977 exames foram realizados no ano passado. 

Sobre o Programa Sesi Cuide-se+

O Sesi Cuide-se + é um programa do Sistema Fiep que busca levar saúde para o trabalhador da indústria paranaense, por meio de prevenção e educação. Um dos objetivos é contribuir para a redução da incidência de acidentes, das ocorrências de situação de risco, dos índices de absenteísmo e licenças por doenças a partir da educação e promoção da saúde. O Programa Sesi Cuide-se+ oferece consultoria para as indústrias, que podem solicitar um atendimento mais específico para a sua realidade. Além da Prevenção do Câncer, o programa trabalha ainda com mais sete eixos: Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas, Alimentação Saudável, Prevenção de Acidentes de Trabalho, Saúde Mental, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Prevenção de Doenças Crônicas e Estímulo a Atividades Físicas. Mais informações: https://www.sistemafiep.org.br/cuidesemais 

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | SESI

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal