Corbélia, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

21/10/2020 | Concebido por Goioerê

Hub de Inteligência Artificial do Senai completa primeiro ano de funcionamento

Hub de Inteligência Artificial do Senai completa primeiro ano de funcionamento

Ao completar seu primeiro aniversário, o Hub de Inteligência Artificial do Senai no Paraná segue firme na sua missão: acelerar a adoção das novas tecnologias pelas indústrias brasileiras. “O primeiro ano do Hub de IA do Senai pode ser considerado um grande sucesso. Desenvolvemos ótimos programas e projetos, como a Residência em IA e o AI Corporate Innovation. Trabalhamos com empresas de diferentes portes, desenvolvemos provas de conceito do uso de tecnologias de inteligência artificial que trouxeram resultados efetivos para nossos parceiros”, comemora Fabrício Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep.

O Hub atua como um Centro de Provas de Conceito de Inteligência Artificial, ou uma “fábrica de POCs”, para que as empresas experimentem a aplicação de IA de forma acessível e ágil. Já foram desenvolvidos projetos em parceria com 13 empresas patrocinadoras: Bosch, Grupo Boticário, Unimed Londrina, Rumo Logística, Veltec Trimble, Cooperativa Integrada, Agrisolus, Sicoob Metropolitano, Farm Go, Cocamar, CNR, Acesso Digital e QExpert.

A Residência em IA é um programa promovido pelo Hub do Senai que busca impulsionar a formação de profissionais para atender as demandas do mercado. Assim como em uma residência médica, o programa alia teoria à prática e é baseado na aplicação das tecnologias de IA em casos reais de empresas parceiras. Os candidatos são profissionais recém-formados ou com experiência na área de Exatas, como Engenharias, Matemática, Estatística e Ciência da Computação, e recebem um diploma de pós-graduação em Inteligência Artificial Aplicada à Indústria, pelas Faculdades da Indústria. 

“Este é um programa inovador que concilia a formação de especialistas em IA enquanto entrega projetos práticos para as empresas patrocinadoras. Com a primeira turma concluída e já tendo iniciado a segunda, os feedbacks que estamos recebendo são muito positivos, o que traz uma sensação de dever cumprido, com a missão de continuarmos mantendo o alto padrão das entregas”, afirma Mário Rafael Bendlin Calzavara, Consultor de Inovação e Business Development do Hub de IA do Senai.

O Hub de Inteligência Artificial Senai faz parte de um ecossistema de inovação em crescimento, onde estão conectadas empresas de TI, startups, indústrias, instituições de pesquisa e de ensino, todos envolvidos na temática de IA. A expectativa para os próximos anos continua alta: “O Hub de IA do Senai já teve impacto significativo no cenário nacional de inovação. Trouxemos provas de conceito efetivas de aplicação de IA em indústrias de todo o estado do Paraná e Brasil afora. Há muito aprendizado envolvido e muitos dos projetos terão continuidade nas empresas, seja pela contratação dos residentes, por meio das startups aceleradas ou dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação ou, ainda, por meio de novas participações em nossos programas”, aponta Mário.

Mais informações no site www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao   

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | CUPOLA

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal